sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[Diferenças Brasil e Alemanha]: Xerox

Mesmo após mais de 6 meses na Alemanha, ainda consigo me impressionar com algumas coisas e ver que ainda existe para mim um choque cultural.

Nesse semestre, que é o Semestre de inverno (começou em outubro e vai até final de março), decidi me matricular para dois cursos de idiomas na universidade: alemão e espanhol. E logo na primeira aula, os professores pediram para que nós comprássemos os livros que seriam utilizados no curso. Como todo estudante pobre e pão duro, decidi que iria fazer cópia deles ^^'
Peguei emprestado o livro do centro de idiomas da universidade e fui em uma das lojas próximas que tinha um preço bem bacana para estudantes, 3 centavos por página (na universidade era 5 centavos).
Entrei na loja e falei com uma das atendentes. Como meu alemão não é muito bom, falei apenas "copy" e mostrei os livros. Ela perguntou "Kopieren?" (copiar em alemão) e respondi que sim. Então ela apontou para uma das máquinas e falou que estava livre.
Fiquei encarando-a por alguns segundos e pedi para ela repetir. Vendo que eu não tinha entendido o que tinha que fazer, ela me guiou até a copiadora, me mostrou como funcionava e foi fazer outra coisa.
Sim, eu mesmo tinha que escanear e imprimir as mais de 200 páginas de cada um dos livros. As funcionárias em nenhum momento me ajudaram, nem mesmo na hora de "encadernar". Tudo por minha conta!!!
Estava esperando que fosse como no Brasil, você deixa por um ou dois dias na loja e depois volta para buscar a cópia. Mas não é assim na Alemanha.
Sério, o trabalho é bem chato e no final meus olhos estavam ardendo por causa da luz do scanner, além de ter ficado mais de uma hora só para escanear um livro. É claro, as páginas não ficaram perfeitas, considerando que não tinha noção de como fazer tudo.

Enfim, não sei isso acontece em toda Alemanha, ou se eu nunca vi no Brasil, mas realmente foi uma experiência nova, não esperava por isso, principalmente por pagar pelo serviço.
Acho que agora sou mais grato pelos xerox que existem no Brasil e tenho mais admiração com quem trabalha lá, porque esse trabalho é cansativo ^^'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate