quinta-feira, 30 de outubro de 2014

[Alemanha]: Estudando na universidade

Não sei se já chegaram a ver essa notícia, mas deixarei aqui o link para quem tiver interesse.


Isso mesmo, agora é gratuito estudar nas universidades alemãs. Há alguns atrás, era preciso pagar uma taxa de cerca de 500 euros em um semestre, que é relativamente barato pensando que em muitas universidades você deve pagar esse mesmo valor, mas mensalmente. E nesse ano, a última universidade com essa taxa, aboliu-a, fazendo com que seja gratuito estudar na Alemanha, mesmo para alunos estrangeiros.

Vou fazer um pequeno resumo de como é estudar aqui.
Eu vim para Alemanha fazer o meu estágio curricular em um dos departamentos da Universidade de Bayreuth e tive que me matricular como um aluno para poder realizar o estágio e conseguir o visto de estudante.
Mesmo que agora seja gratuito estudar em uma universidade, você deve ainda pagar uma taxa ao fazer a matrícula. No meu caso, paguei 88 euros, sendo que 42 euros eram uma contribuição para a universidade e 46 para pagar o ticket semestral para utilizar o transporte público. Ou seja, carregando a minha carteirinha de estudante, posso utilizar os ônibus da cidade e ir para algumas cidades da região DE GRAÇA!!! É muito bom poder usar o ônibus sem precisar se preocupar em ficar economizando ou quando ele tem que ser recarregado XD

As letras na parte de baixo da carteirinha significam que posso utilizar o transporte público sem precisar pagar.
A matrícula na uni me deu o direito também de fazer os cursos que quisesse. No primeiro semestre fiz apenas o estágio, já que essa era minha prioridade. Mas agora no semestre de inverno decidi fazer dois cursos: Alemão e Espanhol.
Sim, cursos de idiomas de qualidade dentro da universidade, sendo considerada uma matéria normal. Ou seja, conta crédito e nota no histórico escolar. E existem muitas opções de línguas, desde as mais comuns como inglês, espanhol, alemão e francês, até aquelas um pouco diferentes como árabe, coreano e turco. Ah, tem português também XD
Estou simplesmente adorando os cursos e aprendendo muito. Para isso, foi necessário apenas pagar a taxa semestral.
Tinha a intenção de fazer alguma matéria do meu curso, mas as aulas eram todas em alemão. Se em português já é difícil de entender, imagina em alemão ^^'

Aula de alemão
Além disso, como aluno, você paga menos no Mensa (o RU da Alemanha), pode emprestar os livros da biblioteca e até mesmo baixar alguns livros utilizando a internet da universidade. Utilizando a carteirinha de estudante, é possível pagar o xerox dentro da uni e utilizar o scanner de graça.

A universidade de Bayreuth tem uma boa estrutura para prática de esportes. Pagando uma taxa semestral de 15 euros eu acho, você pode fazer qualquer uma das atividades disponíveis. Pagando mais 25 euros, você pode utilizar a academia.
Parece meio chato ficar pagando todas essas taxas, mas vale a pena por causa de toda a estrutura.


Por ser estudante também, na Rathaus você ganha o que chamam de "green voucher", que são alguns tickets que podem ser usados para entrar de graça em museus, pontos turísticos e até mesmo no cinema ou na piscina que tem perto da uni.



Muitas coisas são bem parecidas com o Brasil, mas a parte de poder utilizar o transporte público de graça e fazer cursos de idiomas me chamaram bastante atenção aqui, além de toda infraestrutura disponível. Talvez entre em mais detalhes num próximo post ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate