domingo, 8 de fevereiro de 2015

[Alemanha]: Como viajar pela Alemanha

Enquanto no Brasil a forma mais conhecida para se deslocar de uma cidade para outra (senão a única) é o transporte rodoviário, utilizando-se carros, ônibus ou motos, na Europa inteira existe ainda uma grande malha ferroviária, que liga vários países do continente. Além disso, é possível viajar de avião por preços acessíveis e utilizar bicicletas para ir para cidades próximas. 
Com todas opções, queria então fazer um pequeno resumo das várias formas de andar pela Alemanha e pela Europa.

Trens
A principal companhia da Alemanha é a Deutsche Bahn e a partir de seu site e app é possível obter todas as informações importantes para viagem, como horários dos trens, itinerário, promoções, etc. Abaixo estão o link do site da companhia e algumas imagens do app.




Os preços podem variar bastante, dependendo do número de pessoas, tipo de ticket e quanto tempo antes se compra o ticket. Por exemplo, nesse percurso entre Bayreuth até Munique, é possível pegar um ticket regional em grupo em que se pode pagar de 23 euros até 8 euros, como um ticket direto e uma viagem mais rápida, que pode custar perto de 40 euros, dependendo da data.

Há basicamente três tipos de trem: RE ou RB, que são os trens regionais, fazem viagens de curta distância e são mais lentos; IC ou EC, que é o Intercity ou Eurocity, um pouco mais rápido que os regionais; e o ICE, que é o Intercity-express, os trens rápidos da Alemanha que percorrem grandes distâncias. Basicamente, quanto mais rápida a viagem, mais caro é o ticket e mais benefícios você terá dentro do trem, como serviço de bordo e Wi-Fi.

RE, IC e ICE
Entre as vantagens de pegar o trem, estão o fato de as viagens serem mais rápidas no geral e a praticidade. Entre as desvantagens, estão que as passagens são caras e muitas vezes, quando não se usa o IC ou o ICE, é necessário trocar de trem durante a viagem e ter que ficar um tempo esperando na estação.

Ônibus
Os ônibus são uma opção para as pessoas que querem economizar um pouco, já que os trens são caros e o preço da gasolina é alto. Diferente do Brasil em que o preço é fixo, na Alemanha, os preços variam com o tempo de antecedência que compra e a procura no dia, como pode-se ver nas imagens do app. No caso, a viagem para Berlim é mais cara na sexta que na segunda e na viagem para Zurique, os ônibus dessa semana são mais caros que os da última semana de fevereiro.



Para pesquisar os ônibus disponíveis, existe um app que também é disponível na internet. O link é esse abaixo. Com ele, é possível ver os horários e os preços de várias companhias, além de o site fornecer opções de trem e carona, que será o próximo tópico. Entre as empresas que existem na Alemanha, acredito que a mais famosa é a Mein Fernbus, com a qual já viajei 5 vezes. Confortável dentro do possível, ótima estrutura, possui wi-fi e só atrasou na minha primeira viagem para Berlim porque era feriado nacional. Além disso, quando isso aconteceu, a empresa enviou sms para avisar quantos minutos o ônibus atrasaria.



Ônibus de dois andares da Mein Fernbus e o seu interior
Entre as vantagens, está o fato de que é uma opção mais barata que o trem e as viagens normalmente são diretas, sem necessidade de trocar no meio do caminho. No entanto, a frequência é menor e muitas vezes não existe um ônibus para algumas cidades. E atenção que eles não colocam uma etiqueta na mala para identificação, você tem que fazer isso em casa.

Carona
Uma outra boa alternativa são as caronas. Para isso, existe o BlaBlaCar, um site em que as pessoas colocam ofertas de caronas. Lá pode-se ver os preços, o horário e o percurso que será feito. Além disso, é possível conversar com o motorista e combinar um local para se encontrar. Nunca peguei carona, mas é uma ótima opção de acordo com alguns amigos, já que a viagem é de carro, ou seja, mais rápida que os ônibus, e é mais barato. No entanto, há o problema de ter que confiar na pessoa que vai dar carona, sempre pode haver um imprevisto e a viagem não rolar, ou haver atrasos. Para prevenir essas situações, existem várias opiniões no perfil do motorista em que se pode avaliar a viagem feita e se é confiável.


Avião
Considerada muitas vezes uma opção cara, aqui na Europa é barato se souber onde procurar. Existem algumas empresas que fazem voos de baixo custo, entre elas a Ryanair e a EasyJet. Para ter uma ideia, uma viagem de Nuremberg para Londres com a Ryanair pode sair por 19,90 euro!!! Tipo, viajar de um país para o outro por cerca de 70 reais. Segue aí o link das companhias aéreas que comentei, mas existem ainda outras que fazem outras viagens por preços tão bons quanto.



Logicamente, nada é perfeito. Ainda não andei de avião aqui, mas dizem que os aviões não são confortáveis, todo e qualquer serviço é cobrado (comida e água, por exemplo), os aeroportos normalmente são longe da cidade e há um limite para as malas, em que só se pode carregar uma bagagem de 55x40x20 cm e uma bolsa menor de 35x20x20. Caso suas bagagens excedam essas medidas, você tem três opções: ou não viaja, pois a companhia não irá te deixar entrar no avião, ou deixa suas coisas no aeroporto, ou seja, joga tudo fora, ou quando possível pagar uma taxa extra (50 libras/50 euros) para a mala ser despachada. Por isso é preciso tomar cuidado com o tamanho da mala ou mochila. 
Mas por esse maravilhoso preço, as pessoas não reclamam dessas desvantagens.

Existem muitos detalhes que não comentei, mas acredito que isso dá uma ideia geral de como funciona os meios de transportes entre as cidades e países. Espero que de alguma forma possa ajudar futuros viajantes ou simplesmente matar a curiosidade de algumas pessoas quanto aos meios de transporte da Alemanha e da Europa ^^

Boa viagem! Tschüss!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate